Balanço de estoque, uma das maiores dores das empresas

2 minutos de leitura.

Você leitor do Blog do Sistema, pode até achar estranho o título do post, mas “é verdade, não minto”, balanço de estoque é uma das tarefas mais maçantes e demoradas de uma empresa.

Mas será que é mesmo? Antes de tudo, vamos conceituar balanço de estoque:

“É uma prática utilizada por meio da identificação, classificação e contagem dos produtos armazenados com o objetivo de conferir se essas informações estão de acordo com a realidade do que foi dado como entrada e saída de mercadorias”. (fonte: GS1 Brasil)

Trocando em miúdos, é contar o seu estoque no final de um período (algumas empresas fazem anualmente, outras semestralmente ou até trimestralmente), e ver se ele está condizendo com o que está no teu ERP.

Porém, vamos imaginar que é uma empresa gigantesca, com inúmeros produtos para serem contados. Existem ferramentas que podem te auxiliar com esta tarefa e que podem acelerar este processo, mas, será que o balanço é realmente assim tão importante para a saúde de uma empresa?

Uma contagem e controle precisos de estoque na empresa, evitam desperdício de produtos e compra exagerada de fornecedores, levando a redução de custos na empresa (produto parado é desperdício de dinheiro para a empresa).

Além disso, sabendo o que você tem de estoque na empresa, evita stress de clientes e perda de vendas devido a achar que tem o produto, e depois do cliente esperar uma eternidade no balcão, descobrir que não tem mais (e nos dias de hoje, “venhamos e convenhamos”, não podemos perder vendas)

Fora que, se esses dois motivos não forem o suficiente para fazer você, leitor, levantar agora e sair contar seu estoque, pode gerar problemas fiscais com a receita estadual, e também fazer você pagar mais impostos sobre o seu inventário.

Planeje uma contagem de estoque com seus funcionários. Se for o caso, planeje um dia onde a empresa ficara fora de atendimento para que isso seja feito e depois comemore com eles sabendo que sua empresa está segura, tanto para suas vendas quanto para o estado.

E se precisar de ajuda para isso, sempre conte com nossas soluções, elas podem te auxiliar até mesmo a fazer o balanço, sem ter que parar a empresa.

Já leu nosso artigo anterior sobre clima organizacional?

Compartilhe...

Deixe um comentário