Controlando Lote

< 1 minutos de leitura.

Controle de Lote.

Controle a entrada de mercadoria.

O controle de estoque começa pela entrada da mercadoria. Nessa hora é preciso levar em conta o quanto você confia no seu fornecedor, pois erros no processo de logística e entrega do estoque podem deixar sua empresa com falta de alguns produtos e repercutir nas suas vendas.

Lembre-se de que tudo é sistêmico, uma coisa afeta a outra. Portanto, se anda havendo problemas de fornecimento ou com a entrega do estoque em sua empresa, procure resolver o quanto antes.

E para assegurar de que não faltou nenhum produto na entrega do estoque e que não houve outro erro, sempre que o fornecedor vier fazer a entrega realize a conferência do que foi entregue.

Se você possui em sua empresa um software de gestão com a funcionalidade de conferir de forma automatizada o estoque, use-o. Se você não possui um software com essa funcionalidade, realize a conferência visualmente para confirmar se os produtos e quantidades descritos na nota estão de acordo com o que foi entregue pelo fornecedor.

Gestão.

Com um sistema de gestão, fica mais fácil e rápido controlar validades e lotes dos insumos. É possível saber exatamente de qual fornecedor o produto foi adquirido e quem o retirou do almoxarifado. O sistema avisa se algum insumo está acabando, chamado de estoque mínimo, ajudando a monitorar a movimentação no estoque, para que nenhum produto fique em falta ou permaneça armazenado com a validade vencida.

Verificação.

Ainda é possível verificar os vencimentos, para que sejam usados os insumos dos lotes que têm a validade mais curta. O controle por lotes também contribui para os casos em que a Anvisa exige que algum lote seja retirado de circulação devido algum problema. Por meio do sistema, a instituição pode verificar no sistema se ainda tem alguma quantidade no estoque.

Compartilhe...

Deixe um comentário