Manutenção preventiva

3 minutos de leitura.

Hoje em dia, dependemos muito dos nossos computadores/smartphones para tudo, e quando um dos mesmos “dá pau” e para de funcionar nos desesperamos e corremos atrás de uma solução.

Mas se pararmos para pensar, o que podemos fazer para que isto não ocorra, e que nosso dia-a-dia não seja interrompido de forma tão abrupta e que tenhamos prejuízo, seja com os equipamentos ou com as informações que estavam nele?

Por isso, hoje o blog do sistema vai te dar algumas dicas de como fazer a limpeza e a manutenção que seu computador/smartphone precisa! Lembrando também que os procedimentos abaixo devem ser feitos por um profissional habilitado e capacitado ?

 

  1. Limpeza interna (aplicado a computadores).

Sempre que não é feita uma limpeza por dentro do equipamento, pode acontecer o acumulo de resíduos de poeira.

Estes resíduos, além de darem uma aparência de desleixo, podem causar: pequenos curtos elétricos, danificando o aparelho; aumento de temperatura; queima dos componentes internos e degradação do desempenho do mesmo.

Uma limpeza interna deve ser feita periodicamente (15 em 15 dias, ou de 30 em 30 dias), utilizando um compressor de ar seco, ou com um pincel macio;

 

  1. Ausência de Antivírus (aplicados a computadores e smartphones).

Hoje em dia, somente de nos conectarmos a Internet já estamos sujeitos aos vírus de computador, mensagens de phishing (e-mails, sites ou mensagens falsas com o objetivo de roubar informações sigilosas) e também aos famigerados Ransowares. Saindo um pouco dos computadores, os smartphones também sofrem do mesmo mal, tendo inúmeros casos de roubo de informações.

Por isso, nunca é demais termos um software antivírus instalado e atualizado nos computadores. Para os smartphones, sempre se atente aos sites acessados, bem como os aplicativos instalados. Mesmo as lojas de aplicativo como App Store ou Play Store, estão sujeitas a receberem softwares falsos, apesar da vigilância constante;

 

  1. Sistema desatualizado (aplicado a computadores e smartphones).

Tanto os sistemas operacionais (Windows, Linux, Android, iOS) quanto os softwares/apps que utilizamos no nosso dia-a-dia devem ser atualizados o mais rápido e periodicamente possível. Todos os dias novas falhas são descobertas e corrigidas, por isso as atualizações nos protegem até mais do que os antivírus, evitando que os “piratas virtuais” roubem nossas informações;

 

  1. Desligamento do dispositivo (aplicado a computadores e smartphones)

Quando o computador é desligado de forma incorreta, seja por forçar o desligamento direto pelo botão liga/desliga ou por uma queda de energia, alguns arquivos importantes do sistema podem se perder (o que chamamos de “corrupção de arquivos”), gerando como consequência problemas para inicializar o computador (ou até mesmo não inicializar mais), perda de dados importantes, podendo até mesmo chegar ao ponto de não conseguirmos recuperar mais o mesmo, acarretando prejuízo de informação.

Por isso, sempre é importante desligar o sistema de forma correta, conforme indicado pelo manual de instrução do seu aparelho.

Agora, nenhum sistema ou dispositivo é à prova de falhas (fail-safe), então o que devemos fazer para que, caso ocorra alguma falha, possamos tentar detectar o problema?

Primeiro, devemos verificar os cabos do dispositivo. Muitas vezes um cabo mal encaixado ou frouxo acaba por desligar o dispositivo. Neste caso remova o cabo e o reconecte de forma a ficar mais encaixado; além disso, verifique se o mesmo não está partido ou se rompeu.

Segundo, verifique se há aquecimento do aparelho. Coloque a mão nas laterais do mesmo e veja se está muito quente. Nos smartphones, é comum sentirmos que a traseira do aparelho está esquentando. No caso dos computadores, sinta se as laterais do gabinete, ou a saída de ar que fica na traseira do computador, junto ao cabo de energia principal está muito quente. Lembra da primeira dica que demos? Ela se aplica certinho neste caso!!!

E terceiro, e mais importante, não entre em pânico. Problemas ocorrem diariamente, e podemos garantir que não é somente com você, leitor. Neste caso, procure a ajuda de um profissional habilitado e capacitado, explique da maneira mais detalhada possível o que você estava fazendo e o que aconteceu antes da falha. Garantimos que ele vai ter uma solução ?

Você já leu nosso post sobre a atualização da empresa, e o quanto ela é importante?

 

Conheça também nossa empresa, visite nosso site, e veja como podemos auxiliá-lo no seu dia-a-dia.

 

Compartilhe...

1 comentário em “Manutenção preventiva”

Deixe um comentário