O que é segurança da informação ?

2 minutos de leitura.

30Proteja seus Dados

Tudo o que envolve proteção dos dados de uma empresa é o nível da segurança que estabelece o valor de uma informação e potencializa seus prejuízos causados por uso incorreto das mesmas.

A prática da segurança de qualquer informação implementa um mecanismo e ferramentas com os princípios: integridade, conformidade, disponibilidade, autenticidade, etc. Seja física, lógica ou humana.

O software é responsável pelo funcionamento e pela movimentação de informações e dados.

Na nossa era tecnológica, os ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes como os Ransomware, que criptografa as informações do disco do usuário, levando o mesmo a perder suas informações. Em muitos casos de ataque de hacker, eles entram em contato com as vítimas para cobrar para devolver o acesso aos seus dados. Umas das formas mais eficazes de prevenir é o uso de antivírus e backup em nuvem.

A proteção pode ser feita tanto física quanto virtual.

A proteção física é feita através de salas com acesso restrito com a infraestrutura de TI, supervisionando o acesso dos colaboradores de determinada área da empresa. Restringir o uso de HDs e pen drives pessoais.

A proteção virtual é feita através de firewall, fuzzers, sistemas de backup, antivírus. Manter o sistema operacional sempre atualizado, passar o antivírus frequentemente, bloqueio por senhas na rede e restrição de acesso do usuário, além do bloqueio de determinados sites.

A virtualização de servidores também dificulta muito a invasão das informações contidas neles, principalmente nos bancos de dados dos sistemas de Gestão.

Uma dica importe é  fazer com que as senhas do usuário expirem, forçando o mesmo a trocar sua senha em um curto prazo de tempo.

 

De acordo com o TECMundo os vírus mais famosos da historia são:

  • Jerusalem (1987)
  • Morris (1988)
  • Chernobyl (1998)
  • I Love You/Lovebug/Loveletter Virus (2000)
  • The Code Red Worm (2001)
  • Conficker (2008)
  • Stuxnet (2009-2010)

https://www.tecmundo.com.br/virus/41664-os-7-mais-famosos-virus-de-computador-da-historia.htm

Compartilhe...

Deixe um comentário