O SPED Contábil e o Simples Nacional

2 minutos de leitura.

A partir de agora, empresas com o regime de tributação do “Simples Nacional” passaram a ser obrigadas a entregar a “Escrituração Contábil Digital” (ECD), um dos Galhos do SPED. Sendo assim, se torna importantíssimo seguir as regras conforme necessário, pois, as penas são sérias e geram multas. Caso você seja um empresário optante do Simples nacional, veja aqui as obrigações que alcançarão sua empresa.

O que é a ECD

O SPED Contábil que é um módulo fiscal instituído em 2007 que significa “Sistema Público de Escrituração Digital”. É baseado na entrega dos seguintes livros contábeis:
Livro Diário, Livro Razão, Balancete, Diário e Balanço, acompanhados das correspondentes Fichas de Lançamentos, dentre outras, todas as empresas optantes pelo Lucro Real estão obrigadas a apresentar a ECD. Também se enquadram nessa obrigação (a partir de 2017) as empresas ME e EPP.

O Simples Nacional em 2018

As mudanças de 2018 serão as seguintes:
1. A maneira de apuração tributária, cuja base de cálculo será a receita bruta acumulada nos últimos 12 meses;
2. Os limites de faturamento para as empresas estarem dentro do regime: microempresários individuais (R$ 81.000,00) e ME e EPP (R$ 4.800.000,00);

O SPED contábil para Simples Nacional

O objetivo maior do Simples Nacional é facilitar a fiscalização das micro e pequenas empresas, apesar de inicialmente parecer um pouco burocrático. Mas é bom lembrar que muitas mudanças no Simples em 2018 beneficiarão vários segmentos em nosso país.
Existem muitos benefícios no SPED Contábil, como a redução de custos pela eliminação da necessidade de se elaborar e guardar livros e demonstrativos em papel ou aplicativos em computador. Fora que os documentos contábeis ficarão automaticamente à disposição para registro na Junta Comercial do seu Estado.
Como sempre falo, o melhor sistema para quem quer um sistema que facilite a configuração fiscal da sua empresa é o CDSSimco ou o CDSFive, que possuem um módulo exclusivo de SPED Contábil e ainda o Contador Ágil, que facilita o acesso do seu contador aos arquivos fiscais de uma maneira rápida e prática através de uma área exclusiva para o mesmo.

O básico é isso! Mais dúvidas, estou sempre à disposição!

Forte abraço!

Compartilhe...

Deixe um comentário